Vestibular: não sei que curso escolher, e agora?

Pra quem não sabe, eu to no terceiro ano do ensino médio, e o assunto que mais se fala é sem dúvida: vestibular. Muita gente já sabe o curso que quer desde pequeno, outros estão em dúvida entre dois ou três cursos, mas tem alguns que não sabem nem por onde começar... E é realmente um assunto bem complicado, sempre rola uma indecisão na hora em que se pensa: é realmente isso que eu quero fazer pelo resto da minha vida?
E como se não bastasse ter que tomar essa decisão gigante, que vai definir o rumo que sua vida vai tomar, ainda tem a pressão dos pais; o estresse; o medo; a questão financeira, etc. É muita coisa pra pensar. Em meio a tudo isso, a primeira coisa é ter calma e tentar decidir sozinha, que curso escolher. 

Primeiramente, deve-se levar em consideração: o que eu gosto de fazer. E não: o que eu faço melhor. Nesse 'melhor' muita gente se frustra e acaba achando que não faz nada 'muito bem', o que complica ainda mais na escolha. Curso superior é exatamente pra isso, pra te ensinar a fazer o que você 'gosta' muito bem.

Quando você está no 'terceirão' o ideal é pegar uma coisa que você goste muito, e tentar aprimorar. Se você gosta de desenhar, que tal um curso pra aprender novas técnicas? Se você gosta de escrever, carregar um caderninho consigo vai te ajudar a guardar todas suas ideias e pensamentos. Se você gosta de cuidar das pessoas, a área da saúde provavelmente vai te agradar.  Essa é a melhor dica para achar o seu curso.

Caso vocês esteja em dúvida, que tal conversar com alguém que já esteja cursando ou já esteja trabalhando na área para saber melhor? Nada como a opinião de alguém que já está lá.
"Meus pais não apoiam o curso que escolhi, e agora?"
Dizer que a opinião dos pais não influencia, é mentir pra si mesmo. Sempre vai ter as famílias que sonham que o filho escolha um dos cursos tradicionais, direito, medicina, engenharia, etc. Muitos pais, sonham que o filho faça o curso que eles queriam ter feito, ou só querem pelo status. Mas o que você não pode esquecer nunca é: quem tem que gostar é você, quem vai cursar é você, não eles.

Então ás vezes, é preciso fechar os ouvidos pra toda opinião que tente te levar pra um caminho, que você sabe que não é pra você, confiar em si e ir atrás do seu sonho.


"Não gostei do meu curso, agora não sei se largo ou termino, o que fazer?"
Na minha opinião, até os 20 anos, é cedo pra começar a faculdade. Se você não gosta do seu curso agora, não é meio óbvio que você também não vai gostar de trabalhar na área quando terminar? Largue o quanto antes! Todo tempo gastado pensando em largar ou não, é o tempo que você poderia estar gastando pra tentar um curso que você realmente queira. Minha professora de física por exemplo, fazia odontologia por causa do pai, sabia que não queria aquilo, largou e fez física e hoje é extremamente feliz. Não perca tempo...

Foi assim que escolhi meu curso. Eu gosto de fotografia, de escrever, de blog, de tudo relacionado a isso, logo o que mais se encaixa: jornalismo. Minha mãe queria que eu fosse chef, nada haver uma coisa com a outra né? :B



Já escolheu seu curso? Não sabe como estudar? No próximo post pra vestibular, vou dar dicas de como conseguir se concentrar, memorizar e estudar sem morrer de sono só de abrir o livro.

Espero ter ajudado vocês nesse post!

7 comentários:

  1. Fiz um post sobre isso também. Pretendo fazer jornalismo, mas o futuro a Deus pertence, pode ser que mude de opinião né?


    naoseavexe

    ResponderExcluir
  2. mt bom o post =)
    bj
    www.girlstylish.com

    ResponderExcluir
  3. Já passei por isso, é sempre confuso!
    BJS
    ByHoradoBlush

    ResponderExcluir
  4. Muito bom esse post Jac! :) Ótimos conselhos pra galera que ainda não sabe o que fazer, ficou bem cara de jornalista mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Dack9.9.12

    Amei essa postagem. /porque claro, eu sou apaixonada por coisas de estudo ;-;
    E com certeza, pra ser rico não se escolhe a profissão mais "bem sucedida", mas sim a profissão que se gosta!

    Sabe quando tu falou "nada a ver uma coisa com a outra"? É relacionado com querer mais de um curso e taus. Não tem problema nenhum a pessoa querer mais de um curso, na verdade! :) Eu, por exemplo, quero MedVeterinária/Zootecnia e queria fazer Secretariado Executivo depois. Também já quis Psicologia, Letras, Dança. Nada a ver mesmo, mas ninguém é bom em apenas uma coisa, a moral é trabalhar os "dons".

    Teu blog é maravilhoso, mas isso não é novidade, né? Beijos, linda. ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que não tem problema! Tem gente que termina 2 cursos até começar a trabalhar de verdade né?

      Que comentário mais lindo! Obrigada ♥

      Excluir
  6. Complicado
    Também já passei por isso, e mesmo fazendo faculdade não tenho certeza ainda

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir